CLUBE DO AM
Equipamentos e atividades em Amplitude Modulada

<< Voltar

 

 
















Autor: Carlos, PY2BUG



Atenção: Somente pessoas com conhecimentos de eletrônica e válvulas devem montar este projeto por envolver alta-voltagem.

Iniciantes devem procurar auxílio de especialistas para aprenderem os cuidados básicos e não sofrerem acidentes com choques elétricos.
 
 

 

 

O TRANSMISSOR



     Este transmissor utiliza na saída de RF apenas uma válvula 36LW6 e pode facilmente passar dos 100W de RF (RMS). O modulador é em estado sólido e o conjunto (projeto) reune a facilidade de ajustar o estágio de RF por ser valvulado com a simplicidade do modulador transistorizado. 

     Para quem já tem uma certa experiência com montagens não terá dificuldades em construir este projeto. Para os novatos, muito cuidado com as tensões elevadas e sempre verifique se o equipamento está desligado e os capacitores eletrolíticos da fonte descarregados.  

     

VFO

    O  Oscilador de Frequência Variável (VFO) é simples e a decisão em ter dois VFOs (80m e 40m) é: Não necessita de chave de comutação de bobinas, bastando apenas energizar o circuíto da banda que será usada.  Desta forma, não precisa quebrar a cabeça pensando na mecânica que envolve uma chave de onda longa e onde será instalada para comutar dois jogos de bobinas (VFO e BUFFER).

 

 

 O ESTÁGIO DE BUFFER e SAÍDA RF

     No buffer está a famosa e corriqueira EL84 (6BQ5), podendo também ser substituída pela EL86 (6CW5).  Se estiver com dificuldades para encontrar estes modelos, também pode usar  a 5763 que é uma ótima opção. Existem também a 6V6, 6F6, 6L6 etc. Lembre-se que saindo fora dos tipos EL84 e EL86, todos os valores dos componentes deverão ser ajustados conforme a válvula usada. Pode ocorrer de mudanças no próprio circuíto.

      A saída de RF ficou com a famosa 36LW6 (36V fialmento) que vem sendo utilizada por décadas pelo Nelson, PY2NVD, em seus transmissores. O Nelson usa a 6LW6, que é a mesma válvula com 6 volts no filamento. 




 

 


MODULADOR

     O estágio modulador é simples e eficiente. Todo em estado sólido proporciona os 100% de modulação com folga. Os componentes são encontrados com facilidade nas casas especializadas. 

     Observe que o driver é um transformador de 110+110V para 4,5V.

     O microfone é de eletreto e garante uma excelente qualidade de áudio.



 
 

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

     A fonte não é difícil, apenas o transformador que será necessário mandar enrolar conforme as tensões de saída.


MONTAGEM

     A montagem como podem observar não é difícil, apenas ter paciência e boa vontade.




clique na imagem para ampliar







clique na imagem para ampliar


DESEMPENHO

     O desempenho deste equipameto é muito bom. Os ajustes de sintonia demonstraram serem suavidades e tranquilos. O regime médio de trabalho da 36LW6 permite ela trabalhar com certa folga.

     O modulador sobra áudio. Chega até ultrapassar os 100% se abrir muito. 

      As reportagens de vários colegas em ambas as bandas de 40m e 80m foram ótimas.

 

      E-mail do autor caso alguém queira alguma informação extra sobre este projeto:

      py2bug@yahoo.com.br

      73 a todos!

       Carlos, PY2BUG

RST - Rádio Sociedade Técnica - 2009