rst_am_logo_140.jpg (4380 bytes)

Se você quiser participar da seção, clique no microfone para enviar um e-mail.

<< Voltar



20-AM
14.318 kHz
AMistas em atividade
na banda dos 20mts - 14MHz



Galeria de Fotos


Bancada do Montador
Projetos - Dicas - Medições

TX Ridículo PRO

Conversor CRZ 40-11mts

TX Porvinha

TX T-4 Carrapato

TX Projeto Falcão

Bitolas de Fio

Cálculo Antena Dipolo

Ponta de RF *

Carga Fantasma *





Manuais de Válvulas

ON-LINE - Sylvania 1943.

ON-LINE - Sylvania 1959.

Virtual Valve Museum

Electronic Comp. Supply

KBapps.com

NJTP Tube Database




Esquemas - Manuais

Rádios antigos


Liks´s AM

PY2AOU

813 Home Page

Lista dos Operadores
em "AM" -
Radioamadores & Radioescutas

Lista antiga


Lista nova


Site que promove o "AM" nos EUA, com fotos de vários shacks
de operadores de AM dos U.S.A. e outros paises. Steve WB3HUZ

 



  • 07.11.2009 - Transmissor TX-36LW6
               
  • 23.01.2008 - Atividade em AM no norte do Brasil
    Caro Marco,
    Lembro-me quando radioescuta das rodadas em AM nos 40 metros. Atualmente não há mais nada por aqui, mas depende de alguém iniciar para que os colegas fiquem estimulados e é o que estou tentando fazer: Eu, PT7WI, o Reginaldo PT7ASR e daí vão surgindo outros colegas...hi.... Gosto também da modalidade QRP e costumo transformar rádios comerciais em QRP. Arranco o tanque final pifado e coloco no lugar um outro tanque adequado à operação QRP. Fiz isto num TELEFUNKEN RTH132 e ficou uma beleza, tanto em LSB (fonia) quanto em CW. Potência final de 20 Watts com 2SC1969... depois posso mandar fotos do danado para a página, com descrição detalhada?
    grato
    PT7WI/PX7F0292
  • 22.01.2008 - Transmissor "Ridículo" AM/CW - 80/40m
    Um trabalho muito bem feito pelos colegas Saulo, PY2KO, e Neto, PY2MCK , onde fornecem um artigo rico de informações com relação ao material, fotos, esquemas, planilhas de cálculos, etc.

    Clique na foto para acessar o artigo e veja como montar o seu TX Ridículo PRO.
  • 01.01.2008 - FAIXA NOBRE
    A antiga seção "FAIXA NOBRE" da RST que tratava de vários assuntos sobre os 40m
    está em vias de voltar ao "ar" na web-page www.813am.qsl.br em 2009.
    Em breve mais notícias sobre esta informação.

  • 31.12.2008 - 50MHz / 6m - AM
    Estamos cogitando em expandir o CLUBE DO AM até a banda de 50MHz.
    Já vinhamos trocando idéias com vário colegas de rádio sobre as atividades
    nesta banda. Hoje em QSO em 3.610kHz com o Manoel, PY2WG, ele reportou
    que após alguns "CQ - 6m" em 50.150kHz, em AM, foi atendido por uma estação
    da Argentina.
    Estamos abertos para sugestões e críticas sobre este assunto. Existe uma boa
    possíbilidade para criarmos uma nova seção na RST se os 50MHz - AM se
    mostrar viável.

  • 30.12.2008 - Propagação - Motivação extra para adquirir um QRO !
    Sabemos que a propagação não anda boa como gostariamos, mas
    podemos investir em mais potência (QRO) para melhorar um pouco
    nossos QSO´s (quem está na escuta que vai lhe agradecer);
    Se os seus velhos colegas de rádio não são uma motivação para você investir em
    algumas 813´s, talvez este presente ajude você a tomar uma decisão:

    Que presente, não?!
    Parem de reclamar e façam algo !!!
    Será que vale a pena? Tem gente que não gosta (de ser bem ouvido) !


  • 29.12.2008 - Lista dos AM´s - LISTA-2
    Pessoal, acesse a lista-2 dos AM´s e cadastre sua estação. Estamos iniciando novamente do zero. Espaço especial para os radioescutas.
    O acesso está na coluna esquerda (ao lado) e mais abaixo. Veja em LISTA-2.

  • 29.12.2008 - PY8FT
    OLÁ PESSOAL DO AM DA 8ª, 7ª e 6ª REGIÕES.
    Sou o PY8FT de Ananindeua-PA.
    A propagação está melhorando e já podemos tentar contato nos 40 metros, por exemplo em
    7.150 kHz, o que acham ? Se quiserem tentar, vamos combinar dia e horário. Meu e-mail é o seguinte: py8ft@yahoo.com.br
    Um forte abraço à todos.

  • 23.03.2008 - CLUBE DO AM
    O colega Giroto, PY2GIR, deu uma idéia de produzirmos um desenho para camisetas a serem usadas nos encontros de AM. Foi uma feliz idéia que estamos publicando aqui para que todos que quiserem utilizar possam efetuar o download do desenho. Giroto, valeu pela idéia!

    clique na imagem para download
  • 08.02.2008 - Grimaldi, PY2RD.
    Amigos, eu sou o PY2RD aqui de Castilho-SP e sempre que posso estou visitando essa conceituada página. Sou radioamdor desde 1993 e classe "A" desde 1998, mas gosto muito do AM. Aproveito para parabenizá-los e estou sempre de "olho" nos esquemas do Professor Amer. Estou no momento, sem rádio para 40 metros, mas vou tentar montar um QRP AM por aqui... nem que seja o CARRAPATO...ok. Forte 73 a todos do site. PY2RD ( Grimaldi) Castilho-SP

    RST:  Oi Grimaldi, estaremos te esperando nos 40mts em AM!  Se puder, tente participar de alguns dos encontros da agenda do AM. Quanto ao transmissor, sugerimos que você monte um transmissor que pelo menos o tanque final seja valvulado. Em testes com o "Carrapato" dentro da cidade notamos a geração de harmônicos que chegaram até o rádio de VHF 144MHz de um colega à 300mts de distância. O circuito do tanquel final do Carrapato teria que ser melhorado para não passar harmônicos. Uma sugestão seria pelo menos uma válvula no tanque final para operação urbana. O que é fácil e não teria muitos problemas. Se optar por estado sólido, terá que dar uma atenção especial no tanque final.  Vamos tentar recorrer aos "cobras" da faixa para sugerir soluções melhores para o Carrapato. 73!

 

  • 31.01.2008 - Novo integrante do CLUBE DO AM

    Saudações a todos da RST, é com muito prazer que estou lhes mandando este email, me chamo Evandro sou radio amador classe "c" a pouco tempo, mas me dedico a radio transmissão a mais de 8 anos não sou um mero apertador de botão, adoro os artigos do site, sempre que tenho tempo tento desenvolver algum projeto pois sou muito ocupado.
    Gostaria de fazer parte do grupo de radio operadores do AM, gosto muito de ouvir os bate papos em 40 metros, pena que não tem rodadas semelhantes em 80 metros, geralmete quase todas as manhãs eu participo de uma rodada em 3.695 khz do Faris PY2WR de Avaré-SP.
    Gostaria de saber como faço para que meu nome e indicativo seja publicado junto dos que fazem parte do grupo de AM pois adoro essa modalidade, ela é especial, desde os 13 anos de idade que eu  escuto os radio amadores em 40 metros é fantastico.
     
    *** Meus equipamentos para AM são; 1 receptor Hamarlund HQ 145X, 1 phillips transglobe, 1 Tansmissor Delta 310 com 25 wats de saida ainda esta original com 400 volts na placa da 807. 1 Acoplador de terra e pré de microfone de construção própria e etc, futuramente mandarei uma foto da estação.
     
    Desde já agradeço,
     
    Evandro Luis Mendes
    PU2NCD - Santa Bárbara D'Oeste - SP
  • 21.10.2007 - LISTA DOS AM´s

    Lista de novos AM´s para serem incluidas na "LISTA DOS OPERADORES DE AM".

    A lista vai ser atualizada em dezembro. Aos amigos do AM que enviaram seus dados, por favor, aguardem um pouco mais, estamos com alguns problemas técnicos.

    PY1 JCR, JOÃO CARLOS DA ROCHA
    ICOM IC- 735 (RECEPTOR E TRANSMISSOR), 100 WATS

    PR8ADR, Gregorio Carvalho Pereira
    BC348R, Construçao caseira com tanque final em PI 1 x 813 / 1 x 813
  • 14.04.2007 - ANATEL, Resolução 452.

    ANEXO B
    Aplicações do Serviço de Radioamador por Faixa de Radiofreqüências

    Fonte: www.anatel.gov.br

    < CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARQUIVO PDF DA ANATEL - Download >




    clique na figura para ampliar




    clique na figura para ampliar

  • 14.04.2007 - Conheçendo os colegas de AM.


    Toda a linha DELTA para "AM":  Transmissor DELTA 310, Amplificador de 100 Wts DELTA 370, Receptor de comunicações DELTA.



    Cartão QSL da estação.
  • 25.01.2007 - Linear 400 Watts com FET´s.  Orlando, PY2CIF

    py2cif_1_300.jpg (9286 bytes)
  • 25.05.2005 - TRANSMISSOR AM - MRF-455   José Antonio PT9JA


  • 12.11.2004 - JOHNSON VIKING RANGER, por Carlos, PY2HCD

     
    Um belo artigo sobre o famoso e clássico transmissor da Johnson. O Viking Ranger.
    ( Clique na figura )

  • 28.09.2004 - Novos AMistas

    Olá Marco, tive uma folguinha aqui no serviço e estava dando uma olhada na página da RST. Sabe que fiquei admirado com os artigos sobre o AM. Vou ver se a partir de hj começo a dar uma corujada. Se possível, me passe os horários e frequências que vcs costumam operar ?  Vou colocar o velho e bom Transglobe pra funcionar. Se possível, quando vc tiver um tempo, me informe o que seria necessário pra começar a operar em AM ? Tem algum colega que faz para venda QRP de AM/40,  ou quem não tem muita prática com o ferro de solda é possível desenvolver um SSB ? Qual seria o modelo indicado? Eu adoro fazer QRP/SSB em 10 metros; quem me incentivou foi o Grimm. Uso um cobra GTL 148 com 5 watts e já fiz alguns países interessantes com ele. Vi na página que vc usa um Delta 310 com 16 watts; é possível AM com tão baixa potência? Quando se fala em AM a gente vai logo pensando em grandes transmissores valvulados com potências elevadas, mas pude verificar que alguns colegas usam rádios transistorizados para faze-lo.
    73 Penna - PY2PP
    RST: Já passamos todas as informações para o Penna, e esperamos encontra-lo em breve em AM, 73.

  • 26.09.2004 - 20-AM  Criada a lista.

    Agora podemos nos contactar melhor.
    clique no logo do 20-AM ao lado e veja.

  • 25.09.2004 - LINK de modificações de vários TX´s e RX´s

    Veja no link abaixo:  Collins, Johnson, Hammarlund e muitos outros.
    http://amwindow.org/tech/htm/mods.htm

  • 21.09.2004 - AMista retornando

    Prezados amigos.

    Depois de 23 anos como radioamador e tendo operado em práticamente todas as modalidades de comunicação , eis que ultimamente vinha me sentindo muito desmotivado a continuar . Ocorre que , recentemente tive a grata satisfação de conversar com um colega de trabalho , o PY2OY e ele me convidou a conhecer seu shack e seus transmissores de AM .

    Na minha mente , de repente surgiu uma indagação : o AM ainda sobrevive?
    Ainda tem gente usando essa forma de modulação?
    Qual não foi a minha surpresa ao ver que tem sim! A modalidade continua vivinha , sim senhor! E , de repente, comecei a buscar artigos na Internet , a me interessar de novo pelo assunto . Um turbilhão de memórias , desde a infância até hoje tomaram conta da minha mente . Desde a primeira estação que conheci em Porto Ferreira - SP, nos idos de 1967 um deltinha 310 casado com um receptor Hallicrafters , operados pelo meu amigo PY2CC me maravilharam! Depois , conheci o transmissor caseiro do PY2DBY em Pirassununga - SP , onde , naquela época, fazia o curso científico .
    Naqueles tempos , eu ficava torcendo para que faltasse algum professor para sair um pouco mais cedo e passar na casa do radioamador , que ficava bem próxima à estação rodoviária , onde tomava meu ônibus .
    Duas 807 moduladas por outras duas , construção empilhada em dois chassis, tudo pendurado , pedaços de lata separando as bobinas e estágios , mas o fato é que funcionava! E eu ficava boquiaberto!
    Depois, veio a febre do SSB , do CW , do FM , do Packet , etc . Os ferros de solda esfriaram , dando lugar aos cortadores de papelão , para a abertura das caixas de equipamentos importados e, de uma certa forma , para mim , acabou perdendo um pouco a graça.

    Os papos técnicos e a constante troca de experiências e sucatas cederam lugar a uma disputa por marcas , painéis e facilidades dos novos equipamentos. Mas hoje , vejo que a semente do amadorismo continua latente dentro de nós . Vendo as fotos das estações de AM publicadas na Internet senti que ainda há muito espaço no espectro aguardando este não tão velho mas saudoso radioamador . De repente comecei a rever os velhos esquemas , as montagens , o que vai modular o que , que receptor usar . De repente comecei a desenterrar as minha sucatas cheias de pó na garagem e sinto que meu coração ainda pode voltar a bater forte , que algumas noites de sono ainda podem ser utilizadas nesses projetos e que ninguém , a não ser nós radioamadores saberá o valor da emoção que sentiremos quando a próxima montagem caseira entrar no ar novamente!

    Esperem por mim! Daqui a pouco estarei de volta ! Enquanto isso , vou treinando com meu 101 ZD em AM aos domingos pela manhã , mesmo tendo dle uma recepção horrível!!.

    Um abraço a todos!
    Jose Roberto Dus - PY2DZ
    São Carlos - SP email:  joserdus@hotmail.com

    RST: Caro Jose, é com grande satisfação que recebemos o seu e-mail passando esta  sensação que esta sentindo no momento, de motivação, de resgatar algo que gosta de fazer na vida, que te motivou a tornar seus dias mais alegres, e este hobby tem esta magia. Bem vindo ao AM novamente. Também parabenizar o Geraldo, PY2OY, que mantém e divulga o AM de forma brilhante.
  • 23.08.2004 - Dois novos link´s de manual de válvulas.
    KBapps.com
    NJTP Tube Database

  • 23.08.2004 - Novo AMista em breve nos 40mts.
    Eu tenho por aqui três cristais (7064KHZ - 7200 e 7159) e estou pensando em montar um QRP para AM. Já tenho montado o Excitador, falta-me montar a saída, que quero fazer aproveitando a saída do TX CARRAPATO, que usa o IRF820. Já montei uma vez um Tx desses e funcionou muito bem, sendo modulado por um amplificador com um TDA2002...hi.... Daqui a alguns dias estarei saindo fazendo QRM pelos 7200...ok?
    Aguardem-me que chegarei de surpresa...
    Frte 73.
    Grimaldi Brito

    RST: Sera um grande prazer seu retorno para o AM. E depois se possível envie fotos, e esquema do seu TX-AM para publicarmos na seção.

  • 22.08.2004 - Cristais par os 20mts.
    Vejam o mini-QTC da seção 20-AM.

  • 04.06.2004 - CQ.... CQ... CQ... 20-AM de PY2AOU

    Olá caro Marco, fico contente pelo teu retorno, AM em 20 metros costumo ainda chamar geral em 14.340 Mhz a noite, não falo com ninguém, porem um dia acho uma figurinha hi....
    Gostaria que você colocasse o e-mail da pessoa que escreve, para um comentário pessoal com quem escreveu ok.
    Claudenir
    py2aou@terra.com.br
    Tchau Claudenir
    www.py2aou.hpg.com.br
    www.ctrsor.hpg.com.br

    RST: Caro Claudenir, voçê mostra uma qualidade que esta difícil de se encontrar, a "determinação". Apesar de não encontrar ultimamente alguém nos 20mts em AM,  você mantêm o foco para que o radioamadorismo creça em qualidade e novas experiências. É isso ai, precisamos de radioamadores com a sua determinação.
    Quanto a  não publicação do email de alguns colegas, ou é porque são enviados junto com as menssagens.

  • 03.06.2004 - Conversor CRZ - 7 MHz - 27 MHz

    Recebemos do Moacir, PY2CRZ, o esquema para publicação do "Conversor CRZ".   Um corversor para receber os 40mts em um rádio de 11mts.

    clique na imagem para ampliar
  • 07.05.2004 - Os 20mts pedindo pra voltar

    Caro Marco Antonio, fico muito feliz com o retorno deste relevante site em prol do AM. Faço votos que o pessoal se anime em frequentar os 20 mts em amplitude modulada, pois tenho corujado alguns colegas da Argentina, Chile e Uruguai, porém nada de brasileiros.
    Fica a minha sugestão para que se designe uma frequência com QTR para os encontros, de preferência a noite.

    Um forte 73 a todos. Junior - PY2TD

    RST: Oi Junior, como é bom receber email sobre as atividades em AM nos 20mts. Esperamos que o pessoal se anime com o seu entusiasmo em frequentar a banda dos 20.
    Em 2003 estavamos pensando em usar a QRG de 14.318kHz. Por dois motivos: A QRG estava sempre vazia e pela facilidade de conseguir cristais osciladores desta frequência. Pois facilmente encontrado em qualquer  "sucata" de computadores.
    Junior, acredito que em Junho ou Julho eu estarei com o meu shack pronto, e antenas novas.   Com certeza você vai me encontrar em AM nos 20mts. Me aguarde.
    73
    Editor Clube do AM.

  • 07.05.2004 - Pergunta

    Caros amigos Tenho um Rádio SSB Telefunken, RTB 183 com uma antena dipolo, como estou morando em um apartamento e não existe condições de instalar essa antena, gostaria de saber, se existe uma antena horizontal que possa substituir a minha. Vejam, a distância que falo é 250 Km, Belém para o municipio de Capitão Poço. Ficarei eternamente grato pela informação e me coloco ao seu inteiro dispôr para qualquer eventualidade.

    Sem mais Giovanni Rossetti E-mail giovannirossetti@ig.com.br

    RST: Caro Giovanni, veja as propagandas de dois fornecedores de antenas que estão publicadas na página inicial do site. Lá você encontrara antenas verticais, ideais para o seu caso.
    73
    Editor Clube do AM.

  • 07.05.2004 - Email PY2EXV

    Um abraço para o pessoal que opera em amplitude modulada. Meu nome é CARLOS HENRIQUE FRIGÉRIO (PY2EXV). Estou operando um TX caseiro a cristal com 15Watts de potencia. Depois de inumeras experiências acho que consegui obter algum resultado. Operando por enquanto em 7200 am, já consegui alguns contatos.

    73's de

    PY2EXV CARLOS HENRIQUE BAURU-SP

    RST: Parabéns Carlos, radioamadorismo é isso, montar, experimentar, desenvolver ! 
    Quem sabe você podera nos enviar uma foto do TX e talvez o esquemas para publicação no site.
    73
    Editor Clube do AM.

  • 25.04.2004 - Reiniciando as atividades.

    Estamos retornando em QRS, mas aos poucos vamos voltar as nossas atividades paralizadas a mais ou menos 1 ano.

    Esperamos em 2004, compensar todo este tempo de ausência.

    O "Clube do AM" é uma seção muito especial para a RST.

    Já atualizamos e mudamos o desing da LISTA DOS AM´S, e inovamos a seção com a inclusão dos nomes das pessoas novas que entraram durante a semana.

    Estivemos em contato com o nosso colega de AM, o Amer, PY2DJW, e ele vai voltar a enviar suas colaborações para o CLUBE DO AM.

    Exatamente no dia 7.4.2003,  foi  inaugurada a seção 20-AM, e esperamos continuar promovendo o AM nos 20Mts.

    73
    Editor CLUBE DO AM
  • 10.04.2003 - "20-AM"

    Caro PY2CWW,

    Li a coluna AM 20 metros e estou achando fantástica. Ontem fiz chamada geral em 14.340 e fui contestado pelo Marcelo (PT2ZX). Consegui ouvi-lo no fundo do poço e ele . Mas marcamos presença. Quanto a mudar a frequência eu acho um boa idéia. Em 340 tem muitos gringos em SSB.

    73 PT2ZH ex PP1PG

  • 07.04.2003 - Inauguração da seção  "20-AM"

    A partir de hoje você já pode visitar a seção "20-AM". Merecidamente este assunto teve sua própria coluna. Veja no menu da esquerda ou clique aqui

  • 07.04.2003 - QSO noturno nos 40mts

    Neste domingo dia 06.04.03, estiveram no QTR 21:30h em 40m, na QRG 7.160kHz, o Marco A. - PY2CWW, Carlos - PY2HCD e o Alexandre - PY2DVB. O QSO varou a noite, e quem esteve na coruja pode se deliciar com uma escuta de exelente qualidade. A propagação estava ótima com sinais de S9+20db, o QRM estava quase nulo e o assunto era do mais puro AM !!!
    SINPO = 55455

    Aproveitem a QRG de 7.160 kHz a noite, esta ótima para o AM.

  • 04.04.2003 - Coruja dos 20m - AM ( 2 )

    Também recebemos informações do Delson - PY2DME, que esteve na escuta no primeiro dia de QSO's em AM nos 20. Ele reportou que foi legal ter escutado toda a Turma do AM que estavam na QRG, e comentou que o Paulo - PY2AWU chegava com sinal magnífico.
    Parabenizou a iniciativa e enviou um 73 a todos os participante.

  • 04.04.2003 - AM em 14.340 kHz ( 2° Dia )
       
    Dia 3 foi mais um teste interessante nos 20m, AM. Compareceram PY2CWW, PY2AOU, PY4AWU, PP1PG, PY2RDB e também tivemos a supresa do coruja Guilherme de Porto Alegre - RS, que reportou através email que escutos todos muito bem por lá.

    A propagação estava mais ou menos, e o PY2AOU que foi uma surpresa, pois com o seu FT-757 GX2, estava com um belo sinal e áudio.

    O Paulo - PP1PG estreou seu Deltinha 310 com o linear Delta 370.

    O Carlos - PY2RDB e o Paulo - PY4AWU entraram apenas para dar um alô, para não deixar passar os 20-AM em branco. 

    Achamos a postura muito legal, coisa de operador de AM! Mesmo não podendo fazer um QSO mais longo, só de dar a presença mostra a motivação da iniciativa nos 20-AM.

    O Marco - PY2CWW, que estava reclamando da propagação, que no primeiro dia escutava melhor o PP1PG, e depois foi descobrir que o cabo que ligava o sinal de antena do TX para o RX estava com mau contato ! hi , munhecada ...

    Participaram:
    Marco - PY2CWW - TX:Delta 310 RX: 51J-4
    Claudenir - PY2AOU - TX/RX : FT-757GX2
    Paulo - PY4AWU - TX/RX: Const.Caseira
    Paulo - PP1PG - TX:Delta 310
    Carlos - PY2RDB - TX:Delta 310 RX: 209

    obs: Olha que maravilha os velhinhos DELTINHAS 310 em ação nos 20-AM !!!

  • 04.04.2003 - Coruja dos 20m - AM.

    Boa noite rodada.
    Sempre dou uma olhadela no site e ontem por surpresa vi a notícia do início do AM em 20 metros, corri no rádio e ouví todo mundo muito bem aqui em Porto Alegre.   

    Estou sem antena e meu rádio aqui é um 901DM que em AM é uma joça.

    Parabéns a todos pela iniciativa do recomeço, pois é uma oprtunidade grata de pessoas como eu que estou longe de casa, apesar de ser PY3 também, de falar com a turma amiga do AM, aqui AM em 40 não tem quase niguém e pouco se escuta a gangue de São PAulo e Minas.

    Mais uma vez parabéns, AOU passo em seu QTH esta semana que estarei em Sorocaba. 73 de PY2UP e PY3UP Guilherme

    RST: Guilherme, que legal seu email, pois mostra como o AM nos 20m tem sua mágia também. E muito importante este seu relato, pois o fato de você poder reviver o AM ai em Porto Alegre, e outros colegas na mesma situação, em distantes regiões do Brasil, onde o AM nos 40 ou 80 já não existe, os 20m pode trazer novamente este sonho do AM para seus shack's.
    73

  • 03.04.2003 - AM em 14.340 kHz.
    No dia 2.4.2003, foi o início das atividades em AM nos 20m.
    Conforme o planejado pelos radioamadores, Claudemir - PY2AOU, Marco A. - PY2CWW e Paulo - PP1PG, foi nesta quarta-feira as 20h, em 14.340 kHz o início ou melhor, o retorno do AM na banda dos 20m.

    O QSO

    Exatamente as 20h, o Marco A. iniciou o chamado geral. Até as 20:20h não apareceu ninguém. Será que não tem propagação ? E para a surpresa entra um portadora forte e com bom áudio, era o Paulo - PY4AWU de Dores do Indaiá - MG.

    O Paulo, que é fã do AM, nem imaginava encontrar uma estação em amplitude modulada. Ele reportou que estava em SSB e escutando a QRG quando ouviu um apito no seu rx, parou para ver o que era, e não deixou de atender um "CQ-20 AM" !!!

    Enquanto corria o QSO entre Marco A. e Paulo, as 20:52h chegou o Paulo - PP1PG de Brasilia. Também muito bem ouvido em AM.

    E para fechar o pequeno grupo de AM's nos 20, mais uma surpresa, Carlos - PY2RDB de Cruzeiro - SP em AM com seu casal de Deltinha 310/2 e 209.

    Ficaram todos até as 22:00hs, e sempre todos muito bem ouvidos em AM.

    Os protagonistas

    Marco A. - PY2CWW
    TX  : Delta 310 - 1 
    RX : Collins 51J-4
    Potência saída : 16 W
    Antena :  Dipolo bigode de gato 80/40

    Paulo. - PY4AWU
    TX / RX : 2 6KD6 - Contr. Caseira 
    Potência saída : 50 W
    Antena :  Dipolo para 20

    Paulo. - PP1PG
    TX / RX : Kenwood
    Potência saída :  40 W
    Antena :  Dipolo para 20

    Carlos  - PY2RDB
    TX  : Delta 310 - 2
    RX : Delta 209
    Potência saída : 20 W
    Antena :  Dipolo para 20

    Parabéns a todos que participaram para o retorno do AM nos 20m.

    No início ficou marcado os QSO's para todas as quartas-feiras, mas o pessoal gostou tanto que querem tentar fazer um grupo todos os dias. Vamos tentar.

    Turma do AM em 20m:
    QRG : 14.340 kHz
    QTR  :  20:30h ( local )
    Modo:  AM

    73 a todos.

  • 31.03.2003 - Mais fotos do shack do PT2ZX.


    Vejam as fotos do seu transmissor de AM para as bandas de 80 e 40mts.

  • 30.03.2003 - Siegfreid - PY4SFD agora em AM !!!

         Caro Marco, não aguentei esperar a montagem do TX Carrapato e adquiri um Delta 310 !
         Este fim de semana, no Domingo, estreiei nos 40 metros em 7225 pela manhã, QSO com PY2BQO e PY2ENY (que me deram boas dicas) e a tarde em 7170, QSO com PY4EV e PY1AMB (que me deram excelentes reportagens).
         Queria dar uma bicorada na rodada dos Peixeiros, mas no horario eu estava ainda apanhando da sintonia do 310.
         É o meu primeiro valvulado e portanto tive uma certa dificuldade para aprender a utilizar o equipo. Baixei o manual do 310 da pagina do RST e foi de muita ajuda.
         Não desisti da montagem do Carrapato.        Ainda conto com sua ajuda para otenção dos componentes.
          Alias recebi um e-mail via spam, atitude não muito legal mas me foi util, de um fabricante de cristais.
         Talvez eu vá encomendar alguns deles. Pode me incluir na lista do "AMistas".
         Fiquei muito satisfeito com os QSO's e pretendo, pelo menos aos Domingos, estar sempre na faixa.
         Agora estou também a procura de um receptor que "case" com o meu Delta, quem sabe um Delta 209.
         Por enquanto, quem está trabalhando de recepção é um Sony ICF-SW7600 (velho e novo juntos)!!!
         Tenho um esquema do Amer para montagem de receptor que talvez eu possa tentar também.
         Inclua no meu QSO a tarde também o meu amigo PY4UQ, conhecido na faixa do tempo do SSB. Também me deu boa reportagem!

               73! Siegfried, py4sfd@hotmail.com

     RST: Parabéns ao Siegfried e a turma do AM que ganharam um novo integrante.
     Nós da RST pedimos desculpas ao Siegfried. Pois comprometemos a ajuda-lo a conseguir os componentes do TX - CARRAPATO na semana passada e não tivemos tempo, foi o batente principal que sugou nosso tempo.
     Mas como o Siegfried é um radioamador com "R" maiúsculo, e não desanimou da montagem, vamos dar a nossa atenção ao macanudo.

30.03.2003 - 5° Encontro do Pesqueiro do Campos.
     Ficou marcado para o dia 25 de maio de 2003 o tradicional encontro dos AM's do "Pesqueiro do Campos".
     Ficam todos convidados a participar deste evento. É bom chegar mais cedo, por volta das 7:30h ou 8:00h para ter tempo de bater um papo gostoso com os amigos do AM.

30.03.2003 - AM nos 20m em 14.340 kHz.
     Domingo pela manhã em 7.290 kHz, banda dos 40m, estavam PY2CWW, PY2ENY, PY1EUN, PY2AOU, PY2JPP e PY2IVB. E o Claudenir - PY2AOU cobrou dos AMistas sobre os QSO's na banda do 20m. Cadê o pessoal ?
     Realmente ele tem razão, e gostariamos de tentar pelas páginas da RST, marcar o primeiro QSO da turma do AM na banda dos 20m.
     Que tal marcarmos um QSO por semana para iniciar ? Por exemplo todas as quarta-feiras as 20:00hs em 14.290 kHz.

     AM na banda de 20m :
     QTR: Todas as quartas-ferias as 20h
     QRG: 14.340 kHz


     Quem quiser enviar email's para discutirmos QRG e QTR e outras sugestões para estes QSO's em AM nos 20m, clique abaixo.

( clique aqui para sugestões )

31.03.2003 - AM nos 20m
Caros amigos AMs,
Concordo com o Marco e acho que vai ser uma ótima opção operarmos AM em 20 metros. Estarei lá às 20 hs na quarta feira em 14.290 conforme Marco determinou. Conclamo os interessados a comparecer para testarmos a viabilidade de operação em AM nos 20 metros. Até lá.

73 Paulo PP1PG/PT2

RST: Ok Paulo, grato pelo email. Com o Claudenir - PY2AOU, já somos três integrantes. Acredito que sua posição geográfica vai ser de muita importância para os QSO's em 20mts.

01.04.2003 - Faixa de 20 metros:

14.000 - 14.350 CW
14.070 - 14.112 Emissões digitais
14.095 - 14.112 Prioridade radio pacote 14.225 - 14.235 SSTV
14.100 - 14.350 Fonia
Estando observando os 20 metros, notei que o pessoal do SSB fica na parte de baixo, então seria interessante fazer AM no final da banda por volta de 14.340, o que vocês acham?
73s Claudenir


RST: Acho que sua sugestão esta certa, vamos mudar para 14.340 kHz, as 20hs de todas as quartas-feiras.

01.04.2003 - AM nos 20 metros.

Os 20 metros são sem dúvida uma muito boa opção para contatos em AM.
Pouco QRM, nenhuma broadcasting e possibilidade de contatos a media e longa distancia.
Tudo isto serve como incentivo aos classes B e C para a conquista da promoção para classe A.
Pena que estou no ar somente nos fins de semana.

73 ES DX DE PY2HCD - GG66CT Carlos Alberto Laimgruber

RST: Quem sabe poderemos também experimentar no sábado ou domingo ?
A Turma do AM é muito motivada, acredito que experimentações esta no nosso sangue !!! hi


29.03.2003 - Galeria de Fotos.

Conheça o AMista Marcelo - PT2ZX, de Sobradinho-DF. Fotos do seu shack.
fonte: PT2ZX


26.03.2003 - TRANSMISSOR PORVINHA
     Hoje tivemos a grata satisfação de ver o projeto do TX PORVINHA publicado na integra no site http://www.py2jpp.cjb.net/
     Um trabalho que merece os parabéns, pois esta o circuito e o desenho das placas do circuito impresso.
    ( veja mais )


22.03.2003 - AM x SSB (2)

        Está faltando ética no radioamadorismo
        No dia 22/03/2003, estávamos num agradável bate papo em 7290 KHz, eu, o Ademar PY2FAO e o Vanderli PY2UWW, quando as 8:15 hs enquanto o Ademar estava modulando entra o PY5CNE em SSB, na mesma freqüência, dando inicio a Rodada Chiquinho Mauro, e dai para frente os integrantes da rodada reclamavam do AM interferido, eu e o Ademar continuamos o QSO ate as 8:30 hs, ai o comentário era que tinha parado a interferência do AM, as 9:00 hs essa rodada terminou, porem eles ficam em QRV nessa freqüência pois por volta das 10:00 hs, ouve outra chamada e a rodada deu inicio outra vez, apos isso tudo eu queria dizer que seria de bom tom que o cidadão, poderia ter entrado na freqüência e pedir permissão para uso da mesma, por ser uma freqüência combinada, todavia essa rodada só existe aos sábados e domingo, pois durante a semana eu uso quase que todos os dias.
Colegas vamos respeitar o próximo, e fazer um bom radioamadorismo.
73s Claudenir

RST:  É aquela história que já mencionamos, o pessoal do SSB não estão verificando a banda de 15 kHz pelo menos antes de iniciar o QSO. As estações de AM não trabalham com 2 ou 3 kHz de banda !
           Mas para evitarmos estes acidentes, é só respeitar o "acordo de cavalheiros":
           7.000 kHz até 7.050 kHz - CW
           7.050 kHz até 7.150 kHz - SSB
           7.150 kHz até 7.300 kHz - AM
           Se cada um fizer a sua parte, todos iremos desfrutar da banda dos 40m SEM CONFLITO. Apesar de somente os AM's que estão sendo prejudicados. Alguém já escutou aguma estação de AM em 7.090 kHz ou redondezas ?


20.02.2003 - AM em 20, 15 e 10m

        Caros colegas. Á varios anos (ponha anos nisto) venho incentivando meus amigos de am a usarem também outras faixas , como por ex. os 10 metros. Ao longo dos anos tenho tido QSO`s de primeira linha com veteranos (como eu) nesta faixa não é só em ingles).

73/DX py2eye Nilson

        RST: Também concordamos com você Nilson, tanto estamos tentando montar um QTR e QRG em 20mts,  para o pessoal se encontrar pelo menos 1 vez por semana a noite. O Herickson de Volta Redonda - RJ já também andou sugerindo frequência e QTR.
        Acreditamos que os 20mts em AM seria uma faixa para QSO's com todo o Brasil, e abririamos o AM ao pessoal mais isolado do norte do Brasi.
        73


22.03.2003 - AM x SSB (2)

        Está faltando ética no radioamadorismo
        No dia 22/03/2003, estávamos num agradável bate papo em 7290 KHz, eu, o Ademar PY2FAO e o Vanderli PY2UWW, quando as 8:15 hs enquanto o Ademar estava modulando entra o PY5CNE em SSB, na mesma freqüência, dando inicio a Rodada Chiquinho Mauro, e dai para frente os integrantes da rodada reclamavam do AM interferido, eu e o Ademar continuamos o QSO ate as 8:30 hs, ai o comentário era que tinha parado a interferência do AM, as 9:00 hs essa rodada terminou, porem eles ficam em QRV nessa freqüência pois por volta das 10:00 hs, ouve outra chamada e a rodada deu inicio outra vez, apos isso tudo eu queria dizer que seria de bom tom que o cidadão, poderia ter entrado na freqüência e pedir permissão para uso da mesma, por ser uma freqüência combinada, todavia essa rodada só existe aos sábados e domingo, pois durante a semana eu uso quase que todos os dias.
Colegas vamos respeitar o próximo, e fazer um bom radioamadorismo.
73s Claudenir

RST:  É aquela história que já mencionamos, o pessoal do SSB não estão verificando a banda de 15 kHz pelo menos antes de iniciar o QSO. As estações de AM não trabalham com 2 ou 3 kHz de banda !
           Mas para evitarmos estes acidentes, é só respeitar o "acordo de cavalheiros":
           7.000 kHz até 7.050 kHz - CW
           7.050 kHz até 7.150 kHz - SSB
           7.150 kHz até 7.300 kHz - AM
           Se cada um fizer a sua parte, todos iremos desfrutar da banda dos 40m SEM CONFLITO. Apesar de somente os AM's que estão sendo prejudicados. Alguém já escutou aguma estação de AM em 7.090 kHz ou redondezas ?


20.02.2003 - AM em 20, 15 e 10m

        Caros colegas. Á varios anos (ponha anos nisto) venho incentivando meus amigos de am a usarem também outras faixas , como por ex. os 10 metros. Ao longo dos anos tenho tido QSO`s de primeira linha com veteranos (como eu) nesta faixa não é só em ingles).

73/DX py2eye Nilson

        RST: Também concordamos com você Nilson, tanto estamos tentando montar um QTR e QRG em 20mts,  para o pessoal se encontrar pelo menos 1 vez por semana a noite. O Herickson de Volta Redonda - RJ já também andou sugerindo frequência e QTR.
        Acreditamos que os 20mts em AM seria uma faixa para QSO's com todo o Brasil, e abririamos o AM ao pessoal mais isolado do norte do Brasi.
        73




Acordando o AM

       Caros companheiros e colegas!
       Eu tenho acompanhado, as confusões e polemicas sobre a QRG de uma modalidade e outra, no meu entender, o que existe é um despreparo de radioamadores, que nada mais nada menos que, simples apertadores de botões, e que não teen a mínima sensibilidade do que é ser radioamador de verdade, mas eu acho que tem de ser feito uma reciclagem de muitos colegas, pois muitos acham que radioamadorismo é só falar fazer rodadas ou CW e não é isso, pois se nós pensar-mos assim estamos fugindo da finalidade que é a pesquisa e acompanhar o desenvolvimento e a pratica operacional com as modalidades que hoje são várias. Eu já fui um fanático do AM, mas devido as dificuldades em manter contatos com os colega fui me afastando, mas depois que descobri o clube do AM me aguçou os sentidos, e estou reativando aos poucos as minhas amontoagens.
      Um Frt 73´s a todos de PT9ADI Dourados, MS.


      QRM de SSB atrapalha QSO de AM !

      Um caso que acontece constantemente na vida dos AM's.
      Dia 30.01.03 pela manhã em 7.208 kHz, o PY2EET chamou geral  e foi constestado por PY2CWW e depois vieram o PY2CIF e PP1PG. Estava um bom QSO em AM e após uns 30 minutos se iniciaram os QRM's de uma rodada de SSB que se iniciou em 7.205 kHz !!!
      Este ocorrido é de apenas alguns operadores de SSB, e não podemos generalizar. Eles não tem o mínimo de respeito, pois sabem que estão em frequências que são utilizadas pelos AM's. Como estão nos 40mts então são classe B. E para chegar a esta classe fizeram exames de legislação, eletrônica, ética operacional e CW. Então sabem que uma estação em AM necessita para um contato, de pelo menos 10kHz de banda, e  conforme aprenderam, teriam que verificar a QRG antes de iniciar um QSO !
      É  muito comodo para um equipamento de SSB operar até a 3kHz de diferença de outra estação, e com esta largura de banda eles nem percebem uma estação de AM próxima. Mas deveriam saber e verificar antes de iniciar um QSO.
      Mas para acabar com isso é simples, basta cada modalidade ficar dentro de sua QRG conforme o acordo de cavalheiros. Percebem que quando saem do acordo inicia-se uma bagunça ? Não estariamos reclamando se os operadores cumprissem o acordo. Simples não ?


    Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2003 20:02

    Marco Antonio, beleza eu texto sobre a ocupação do CW, SSB e AM, isso também poderia ser publicado no QTC Magazine, precisa ser abordado sempre esse assunto e o pessoal do AM fazer mais QSOs, para ocupar o espaço.
    Eu estou fazendo chamada geral sempre fora das chamadas freqüências marcadas é desgastante mas é necessário.
   Não desista, exista.
  
   73s Claudenir



15.03.2003 -
AM x SSB

        Outro dia estava corujando um QSO do Nelson PY2NVD em 7200 KHz, e na lateral começou, veja bem começou uma rodada em SSB. Como o Nelson tem potência, atrapalhava o SSB, e um dos integrantes do SSB dizia, vou detonar esse cara, não vou dar sossego etc.., e como é de costume essa rodada não mencionava os indicativos, será que são realmente licenciados?
        Acorda Anatel.
        Claudenir

        RST: E isso ai Claudenir, infelizmente nós também escutamos algumas barbaridades que iriamos comentar na seção FAIXA NOBRE. Mas como você já acendeu o pavio aqui vai.
        Estavamos preparando um material sobre o comportamento do SSB  acima de 7.150kHz, e no dia 2 de Fevereiro, domingo, dia do FAIXA NOBRE, ficamos apenas corujando as atividades em SSB, e o que mais chamou a atenção foi de uma rodada em 7.205kHz em LSB. Para resumir, os integrantes quando iniciaram a rodada, não tiveram a atenção ( ética ) de verificar se existia alguma estação na lateral.
        Se eles conhecem o "mínimo" de rádio, deveriam saber que as estações em SSB podem operar com diferenças de 3kHz, "mas" como estavam quebrando o TRATO em operar acima de 7.150kHz, que volto a lembrar, é destinada ao AM, as diferenças mínimas para não atrapalharem um QSO deveriam ser respeitados os 10kHz ou para melhor 15kHz entre estações.
        Como já não bastasse a falta de ética, os rádioamadores ainda iniciaram uma série de ofenças sobre os operadores de AM, e promoveram entre eles em atrapalhar o QSO de um colega em 7.200 kHz.
        Colocamos aqui um resumo e bem "light" do ocorrido, quem escutou ficou muito chateado em conhecer como anda a cabeça de alguns radioamadores.
        Claudenir grato pelo seu email, e este assunto vai ser comentado com mais detalhes ainda. Afinal a finalidade do radioamadorismo é o desenvolvimento técnico e ética, e tem gente inventando ou modificando o radioamadorismo dentro de suas necessidades pessoais ou de um pequeno grupo.


      Como se inicia um radioamador ?

      Talvez eu só tenha me tornado radioamador pelo fato de que, quando era criança possuia um radiogravador que sintonizava, muito estreito, emissões de amadores, e isso em AM. Não deu outra. Quiz me aventurar e acabei por descobrir esse mundo maravilhoso das comunicações via rádio. Mas resumindo a história, com o AM, o radioescuta pode ter fácil acesso ao mundo incrível do radioamadorismo.

       Abraços,

      João Ricardo Bergamini PY4 TW

      RST: Geralmente um rádio escuta sintoniza por acaso uma emissão em AM de um rádioamador e pronto! Ele é infectado pelo  vírus Radiococus Frequencie. E o vírus pode rápidamente evoluir neste ouvinte se ele possuir as qualidades de ser uma pessoa positiva, criativa, motivadora, de espírito de pesquisa, de ajudar, e o mais importante, de SENTIR PRAZER no que faz. Então lá vem um CWblista ou AMista,  e ainda de sobra um motivador de aventuras com QRP's e montador de rádios ou pelo menos tenta !
                 E qual o modo de transmissão que este ouvinte podoria ter escutado em seu radinho simples ?
                 Somente o AM !!!  
                 Então se orgulhem de ser AMista, pois ainda somos a semente de iniciação de muitos radioamadores.
                 Valeu João Ricardo Bergamini, seu email ajuda a mostrar como nasce um radioamador.



Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2003 14:59

Como foi dito, "...não há o mínimo de respeito aos operadores de AM..."

Não sei se poderia ser alguma coisa diferente disto, uma vez que a educação
das pessoas, também nas faixas radioamadorísticas, estão cada vez mais a
desejar, infelizmente.Claro que, toda regra apresenta excessões, e como tem
!!! Mas a minoria acaba por estragar toda a festa.Esta é a pura realidade do
mundo globalizado e dito moderno, educado, "civilizado"...Às vezes ainda
prefiro os animais...hi hi hi...

73,

João Ricardo
PY4 TW
Only TX CW
SWL AM
Triste quando só se escuta a maioria de QSO's em SSB...


 

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2003 13:05

SSB versus AM,

Eu tenho acompanhado esta polêmica do pessoal do SSB invadindo a "faixa" de AM. Sabemos que é um acordo de cavalheiros, como bem esplicou o PY2 CWW. Pois bem, é inegável que o pessoal do SSB atrapalha, e muito a turma do AM e vice versa. Esse vice versa pode ser a solução do problema. É uma questão de conscientização. O pessoal SSB, provavelmente, acha que não está atrapalhando ou não conhece o acordo de cavalheiros. Uma forma de levantar a lebre é modular em AM "experimentalmente" entre 7050 e 7100, e logo vamos inverter a equação e eles vão sentir o problema. Se for feito de forma construtiva pode dar certo.

PP1PG Paulo