RST

RST - Rádio Sociedade Técnica

QRPmania
QRP´s - Atividades - Montagens - Shack´s

<< Voltar








Transmissor "T-85"
QRP-CW 80/40mts

O "Fusquinha" dos QRP´s

Autor: Marco A. Gambagorte, PY2CWW



Atenção: Somente pessoas com conhecimentos
de eletrônica e válvulas devem montar
este projeto. Envolve alta tensão (voltagem)
perigosa que pode ser fatal.

      O INÍCIO

      Tinha acabado de me mudar para a capital mineira, a bela cidade de Belo Horizonte. Estava morando em um apartamento de três quartos no bairro Ouro Preto, perto da lagoa da Pampulha.


QTH: Rua Desembargador Paula Mota, 401 - Apto 301 - Bairro Ouro Preto - Belo Horizonte - MG


      A divisão do apartamento ficou boa: sobrou um quarto para o shack de rádio e laboratório de eletrônica.

      Do shack eu  tinha uma bela vista (leste) para a Serra do Currau e o campus UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ). O local era incrível. O nascer do sol na serra era uma visão que me lembrava os acampamentos que faço constantemente, enfim,  uma vista privilegiada.

     O "shack" foi constituido de uma mesa (bancada), multímetro, ferro de solda, ferramentas, gaveteiro com componentes, revistas Eletrônica Popular (não pode faltar), receptor Kenwood R-5000 e um Wattimetro/SWR Heathkit.

     Legal, mas agora só falta um transmissor para poder me comunicar com meus amigos de rádio.
Qual é o projeto mais adequado? Iniciei a pesquisa de circuitos QRP´s e decidi experimentar um circuito que foi me passado pelo Prof. Amer, PY2DJW. Era um esquema com a famosa ECL85 ou 6GV8. Uma válvula dupla formada por um triodo e um pentodo de potência. A proposta era utilizar a seção triodo como oscilador a cristal e a seção pentodo como amplificador de RF. Este esquema entrega na antena entre 6 a 9 Watts de RF-Out dependendo da votlagem de placa.




Esta é a tal válvula que irá me tirar do QRT !
6GV8 / ECL85   



ECL85 / 6GV8


      Depois de decidido o projeto e ficar até tarde da noite separando os componentes que possuia em mãos, não via a hora de chegar o dia seguinte para aquisição do resto do material.

       A primeira coisa a fazer era a construção do chassi e lá vou eu para o centro de BH procurar uma loja especializada em chapas de aluminio. Tudo estava correndo bem, pedaços de folhas de alumínio, parafusos, chaves, fios, tomadas, etc.

     Mão à obra! Risca, corta, dobra, parafusa, fura, encaixa, e... pronto!  O chassi já esta montado e chegou o momento de  encaixar o transformador, soquete de 9 pinos, capacitor eletrolítico, bobina, capacitor variável, chaves, conectores, etc.

     Agora uma das minas partes favoritas: soldar os componetes e fazer as ligações. Dobrar as "perninhas" dos resistor e capacitores para ficarem em 90 graus. Os fios retinhos interligando a ponte de terminais até o soquete da válvula e outras ligações.

     Tudo montado com prazer e depois de dois dias  nasceu o  "QRP T-85". ( Fig. 01 )  Legal, ficou uma montagem bacana, compacta e com uma aparência bonita.

Que prazer quando fazemos com vontade!

 



Fig. 01


     OS TESTES E AJUSTES

      OSCILADOR ( TRIODO )

     1 ) Desligue o fio do +B 250 V que alimenta a placa e a screen da seção pentodo da ECL85 (pinos 6 e 7), deixando apenas alimentado com o +B o triodo (pino 1). Veja no desenho do circuito ( Fig. 02 ) para se orientar.

     2 ) Prepare uma lâmpada de 25W x 110V na saída do conector de antena do QRP ou um wattmetro.

     3 ) Encaixe um cristal para a banda dos 40mts no seu devido soquete.

     4 ) Ligue a chave para alimentar o filamento da válvula e espere uns 60 segundos antes de ligar a chave "TRANSMITE". 

     5 ) Com um receptor sintonizado na frequência do cristal, acione o manipulador e confirme se o oscilador está funcionando. Irá gerar uma portadora no receptor.



      SAÍDA DE POTÊNCIA ( PENTODO )

     6 ) Desligue a chave geral, e retire da força o cabo de alimentação, e certifique que o capacitor eletrolítico esteja descarregado ( Use uma chave de fenda para curto-circuitar o chassi com os terminais do capacitor )
          Todo este cuidado para não tomar um choque e a brincadeira se deslocar parar o hospital ou em uma conversa com São Pedro!  

     7 ) Ligue novamente o +B  nos pino 6 e 7.

     8 ) Ligue novamente a chave geral e após uns 60 segundos acione o manipulador. Gire rapidamente o capacitor variável procurando o máximo brilho da lâmpada de 25 W x 110 V.  Neste momento o sinal no receptor deve estar bem forte, indicando que o tanque de saída esta sintonizado. Se tiver um wattimetro, veja se esta indicando uma potência de mais ou menos 6W.

     Se tudo correu bem já pode ligar a antena no seu T-85 se divertir. O seu "fusquinha-QRP" vai te levar pra bem longe e se pifar alguma coisa é fácil consertar.

     O CIRCUIT0

     O esquema do T-85 é simples e permite adaptações conforme o material que o montador tem disponível, inclusive a válvula que poderá ser outros tipos: ECL82, 6AW8, 6C4 (triodo) e uma 6AQ5 (pentodo), etc.


Fig 2  -  Circuito do T-85. Clique na figura
para expandir o desenho.


     A Antena

     O QRP já está pronto e agora, como vou operar com a estação de dentro de um apartamento? Como os outros colegas de rádio na mesma situação que eu fazem com a antena?

     De volta as pesquisas nas revistas Eletrônica Popular achei vários artigos de antenas encurtadas.
Uma das escolhas foi experimentar as "Antenas Mini-Quadros em Transmissão", Rhony Alan G. Barros, PY1MHQ, Eletrônica-Popular, número 2, volume 45, setembro/outubro de 1978.
     Também experimentei a famosa Long-Wire que vem acompanhando todos os radioamadores e radioescutas desde o princípio do rádio com excelente resultados.


     O BATISMO -  04 de Setembro de 2002

     Durante o jantar a ansiedade já era grande e não via a hora de terminar para ir ao shack testar o conjunto QRP T-85 e Antena.

     Pronto, cheguei no shack e até dispensei a sobremesa, que sacrifício! Este vírus (Radiococus Frequenciae) ataca até nas horas boas.

     Agora o momento tão esperado, vamos experimentar o T-85 e a antena. Escolhi um cristal para a frequência de 7.010 kHz e pluguei no transmissorzinho. Liguei a chave geral e a ECL85 começou a brilhar o alaranjado característico do filamento. Após alguns minutos de aquecimento e vamos sintonizar o transmissor com a antena. Acionei o manipulador e virei o capacitor de sintonia para conseguir o máximo brilho do Led vermelho e ao mesmo tempo a máxima leitura no miliamperímetro.

     Depois ajustei o acoplador para o mínimo de ROE. Este acoplador é fantástico, derruba a ROE para 1:1 tranquilamente.

     Deu certo, a leitura no wattimetro está em torno de
6 Watts 

     Usando o Kenwood R-5000 para escutar a subfaixa de CW 40m (7.000~7.050 kHz) e conferir se em 7.010 kHz estava disponível, começamos a lançar "CQ CQ CQ de PY2CWW PY2CWW PY2CWW ", e após alguns chamados, fomos ouvido em Jaboticabal-SP, às 20:52hs (PY). Era o colega PY2EIC, Sartori, reportando um RST - 339.
     Nossa! O T-85 chegou longe! Consegui sair do
QRT com um equipamento que eu mesmo montei.

QTR: 04-09-2002 - 20h52 PY
QRA: PY2EIC, Sartori
QTH: Jaboticabal - SP
RST - 339

     Após esta memorável e inesquecível data, outros QSO´s foram efetuados com o T-85 que também participou do concurso QRS-10 (veja na matéria da foto abaixo).

  
Clique na figura para acessar a matéria
sobre a participação no QRS-10.

  Observações:

     M1 - Miliamperímetro - É uma peça opcional. Pode-se usar somente o Led vermelho para sintonia do tanque final. Quem quiser pode utilizar um miliamperímetro, microamperímetro ou até mesmo os VU´s de rádio gravadores para auxilidar na leitura da sintonia.

     O Led vermelho demonstrou ser um bom sinstema de sintonia e não sendo obrigatório o instrumento M1. Bom para quem quiser economizar nas peças ou não possui o instrumento.

     L2 - Bobina do tanque final - Não é crítica. Pode-se experimentar várias formas conforme o que o montardor encontrar. Devido ao valor do  capacitor variável  (365pf ou 410pf), a bobina consegue sintonizar desde 3.5MHz até 7MHz, tornando o T-85 um QRP versátil e sem chaves para mudança de faixas. Esta capacidade deve-se o emprego do  circuito "link".

      A saída para a antena é efetuada na terçeira espira a partir do lado que está aterrado (massa/terra).


ACOPLADOR PARA ANTENAS LONG-WIRE

     No meu caso utilizei um acoplador simples e eficiente para potência até uns 10Wts.

      Acoplava qualquer pedaço de fio ou diferentes tipos de antena. Também funcionou muito bem com as antenas Mini-Quadro.

     Os melhores resultados foram obitidos com um pedaço de fio saindo do acoplador até a janela e descendo uns 2,5mts.  Um outro pedaço de 10mts de fio espalhado dentro do quarto fazendo o contra-peso do terra. (ver figuras abaixo)


ACOPLADOR DE ANTENA
clique na figura para ampliar





ANTENA DE APARTAMENTO
clique na figura para ampliar

     Não se esqueça de um medidor de ROE (ondas estacionárias) para garantir o melhor resultado deste acoplador.

     AGRADECIMENTOS

     Amer, PY2DJW, pelas constantes dicas de eletrônica e do projeto deste QRP.

     Revista Eletrônica-Popular que sempre é um prazer rever os antigos artigos e voar na imaginação.

     Sartori, PY2EIC, que teve a paciência de escutar a minha manipulação telegráfica QRS e o baixo sinal do T-85 nas condições precárias da antena.


     Obs: O QRP-T85 original desta matéria se encontra hoje na cidade de Salvador-BA e espero que dure muito tempo e seja motivo de agradáveis QSO´s ao operador.

     73 de PY2CWW.

 

Local onde o "T-85" foi produzido
Bairro Ouro Preto (ao lado da lagoa da Pampulha)
Belo Horizonte - MG
Setembro de 2002


Fachada do prédio.
O "leste" está de frente a fachada. ( nascer do sol ).

rst_qrp_t85_qth2.jpg (26386 bytes)
Meu apartamento era na terçeira janela de baixo para cima

rst_qrp_t85_qth4.jpg (35330 bytes)
Este prédio é quase no topo de um morro. É um lugar alto com
boa vista para o campus da UFMG.

rst_qrp_t85_qth5.jpg (15970 bytes)
Uma vista da subida que era.


rst_qrp_t85_qth6.jpg (36307 bytes)
Este parque municipal está a 50mts
do prédio descendo a rua. A lagoa da pampulha fica
mais ou menos a 800mts deste parque.


Como ficou na primeira versão em 2002.

rst_qrp_tx_t85_a.jpg (61285 bytes)
Já com as modificações conforme este artigo.

 

rst_qrp_tx_t85_b.jpg (60270 bytes)

 

rst_qrp_tx_t85_c.jpg (60899 bytes)

rst_qrp_tx_t85_d.jpg (61619 bytes)