Galena & Regenerativos
Radio Crystal Set

    Alfredo Meurer Jr.  e  Marco A. Gambagorte - PY2CWW 

<< Voltar

Fernando, PY4SKY e o início de suas aventuras com os Rádios de Galena.


ONDE TUDO COMEÇOU !!!

          Olá amigos!
          À convite do nosso grande amigo Marco, PY2CWW, estou escrevendo, ou melhor, tentando escrever algo sobre o galena, essa radinho, que apesar de pequeno, tem muita alegria reservada, para nós entusiastas, hobistas, estudantes, enfim, todos nós que fomos infectados (irreversivelmente) pelo "vírus do RF".
          Sou técnico em eletrônica, radioamador, há algum tempo, sempre fui entusiasta do CW, e de certa forma, gostava de, de vez em quando ouvir ondas curtas. Fui apresentado ao Receptor Galena, já há alguns anos, por um amigo, técnico em eletrônica, cujo apelido era Marquinho "Bugiganga" (já dá pra ter uma idéia das invenções do sujeito HI) da minha cidade, que mantinha um desses montado em casa, com fones de cristal, de alta impedância, que funcionava muito bem, apesar de receber somente a emissora OM local, com um som bem baixo, por sinal. Eu, que já tinha ouvido falar, porém nunca tinha visto um funcionando, na minha frente, fiquei bastante interessando; foi quando, por acaso, este colega, teve que mudar de residência, para uma menor, e desfez de muitas coisas, inclusive seu radio galena, que recebi, e no momento guardei. Foi quando, lendo um artigo do próprio amigo PY2CWW, me interesse novamente pelo assunto, e resolvi revirar minha "bagunça", procurando o tal galena, que, quando eu encontrei, já se encontrava em estado lastimável, foi quando resolvi adapta-lo para o esquema do site da RST. Aproveitei somente o diodo e o capacitor variável, refiz a bobina, conforme o esquema, e utilizei cápsula de um velho telefone, já que os fones de cristal, não existiam mais, e na hora, pude ouvir em alto e bom som, a Rádio Progresso, emissora local da minha cidade.
          Quando chegou a noite, no mesmo dia, resolvi sair à caça de novas emissoras, e fui presenteado com a recepção da Rádio Globo de S. Paulo, consegui esse feito, usando minha dipolo para faixa de 40m, e um aterramento de computador! Logo notei, a baixa seletividade do radinho, porque, várias emissoras se alternavam na recepção hora mais forte de uma, hora de outra, alem de várias vezes as mesmas se sobreporem. Foi quando pedi uma ajuda ao pessoal da lista do Galena Brasil, e fui atendido pelo Barcelos, PY3HF, que me sugeriu utilizar um sintonizador ( figura 4 ), para a antena, auxiliando o variável na hora de selecionar a emissora, e com a ajuda do Rubens PY2RML, fiz, na verdade um acoplador em PI, com uma bobina de fio Litz, com cerca de 80 voltas, ligada em serie com dois capacitores variáveis, que funcionou bem, apesar de gerar um certa atenuação nos sinais, o que ainda estou tentando resolver. Para completar, tive uma idéia diferente, utilizei como antena, um dos terminais da linha telefônica, e o resultado foi surpreendente! A recepção da emissora local era tão forte, mas tão forte, que o rádio simplesmente perdia a sintonia; para qualquer lugar que se girasse os variáveis, a emissora chegava, tão forte, ao ponto de perturbar o ouvido se colocássemos a cápsula muito próximo! Neste mesmo dia, na madrugada, consegui ouvir a Radio Gaúcha de Porto Alegre, mais de 1000Km! (figura 5)  Alem de outras, como Rádio Eldorado, e algumas mais que não me lembro agora. É isso aí pessoal, o Galena é um desafio, sempre à aprimorar!
          E eu, gostaria de, com esse artigo, poder ajudar os amigos, a ter idéias, e montarem também o seu radinho galena, é uma experiência excelente!
          Muito obrigado a todos, pela ajuda, e principalmente ao Marco, PY2CWW, que nos convidou, para redigir esta matéria, inclusive, irei colocar em breve fotos e esquema do meu receptor, para auxiliar o pessoal. Espero ter podido ajudar a incentivar os amigos, e me coloco à disposição para qualquer esclarecimento, inclusive, estão todos convidados a participar da lista de discussão sobre o galena, para participar, somente envie um e-mail para galena_brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br. É uma lista de e-mail, moderada pelo amigo Paulinho.

73 a todos, e bons experimentos.

Fernando, PY4SKY


RST - Rádio Sociedade Técnica
2004