Marco A, PY2CWW
Tudo começou quando o Alfredo Meurer Jr., do Rio de Janeiro viu uma foto de um Rádio Galena que tinha em meu shack. Me perguntou o que eu escutava com ele ? Respondi que ouvia claramente a Rádio local de minha cidade, a "Difusora de Pirassununga em 1.320 kHz" , e as vezes uma outra emissora bem baixinho quando a Difusora saia do ar, mas somente isso !
Após este dia, foram vários contatos telefônicos sobre rádios de Cristal ou Rádio Galena, nome mais difundido entre os rádio amadores e rádios escutas no Brasil. E o Alfredo me mostrando um outro mundo, os dos "Galenistas Profissionais de Dexismo em Ondas Médias". Falava-se em escutas com mais de 4.000 Km !!!. Mas estes feitos somente eram conseguidos com uma configuração de alto rendimento. Antena especial de baixa resistência, fones de ouvido de 2.000 / 4.000 ohms de exelente qualidade, diodo de cristal selecionado, sistema de terra com 8 hastes em uma configuração especial, e o rádio com bobinas de 10cm de diâmetro com fio LITZ ( alto Q ) e capacitores variáveis de ótima qualidade, de preferênica os de latão.
Algumas semanas depois recebo a ligação do Alfredo me dizendo que estava escutando com o rádio Galena recém montado, as estações de SP. Isso com alta seletividade, pois escutava emissoras de 5kWts entre as gigantes de 100kWts !!! Comecei a ficar muito motivado pelo novo desafio, e por este novo hobby que eram praticados por verdadeiros "cobras" na arte de conseguir o mínimo de perdas possíveis, e com um alto rendimento.
Encomendei um rádio de Galena de alto rendimento com o Alfredo, e recebi no dia 17 de Dezembro de 2002. O equipamento é simplesmente maravilhoso !!!, tem a aparência e beleza de um rádio de 1920 ! A vontade de colocar o novo brinquedo em funcionamento foi grande, o correto seria ter a antena especial para ele e o terra, mas liguei na minha antena de 40mts e um terra simples de 3 hastes que tinha perto. Sabia que não era o ideal, apenas por curiozidade. Fiquei impressionado com o rendimento do rádio, INACREDITÁVEL o que estava escutando em condições precárias. Imagino quando estiver com a antena ideal e o terra especial.
No momento segue este pequeno LOG, mas em breve com a antena ideal e terra, vira mais LOG's sobre esta obra de arte que o Alfredo construiu.
Log das primeiras escutas com o rádio de Cristal AM-1 com o Sintonizador de Antena SA-1.
1) QTR das primeiras escutas; inicio às 22h término; 23:30h do dia 19 de dezembro de 2002.
2) Antena utilizada; um dipolo de ½ onda usando o pino central do conector como o "vivo" da antena.
3) Sistema de aterramento; (3) varas de aterramento. O circuito de antena/terra não era apropriado para uma excelente escuta de estações DX em OM, mas apesar disso, apresentou o seguinte rendimento mostrado na tabela abaixo.
D.C. Volts - Saída detector : É como se fosse um S-METER. É a voltagem monitorada com um voltímetro digital.
Log de escutas do dia 25.12.2002 durante a manhã ( 11:05h até 11:49h )
Foi uma pesquisa muito válida pela manhã, utilizei uma condição de antena e terra não ideal.
Com o sistema ideal de antena e terra para rádio de cristal, os sinais seriam melhores captados, e muito mais estações seriam ouvidas.
Log de escutas do dia 25 e 26.12.2002 durante a noite ( 21:00h até 01:12h )
obs: Utilizei uma condição de antena e terra não ideal.
Dedico este artigo ao grande amigo e construtor do rádio Galena,
o Alfredo Meurer Jr, e que sem a habilidade dele, esta matéria não existiria.
E sou muito grato pelo novo mundo do dexismo que você esta me proporcionado.
Marco Antonio Gambagorte
PY2CWW