Seção do Montador - Vamos montar?
É dedicada aos montadores, experimentadores e iniciantes. São aqueles da - Confraria do Ferro de Solda. Aqui pretendemos agregar um conjunto de informações para facilitar o domínio da arte de construir equipamentos para o shack do radioamador e do radio escuta.
ATENÇÃO: SEÇÃO EM CONSTRUÇÃO
7ITH o custo de substituição de rodos tet-W de alta potência em US$ 40,00 mais cada, é economicamente importante fornecer proteção de tela adequada. Grande parte da literatura contém circuitos usando um único relé no cabo de alimentação da tela, como na Fig. 1. Em teoria, sua operação é muito simples e mais ou menos como segue: Quando a corrente através da bobina do relé atinge o ponto de entrada como resultado de alguma condição adversa, espera-se que a armadura transfira a tensão da tela para o aterramento via resistor R2. Se esta sequência for seguida, as coisas estão em boa forma, pois o resistor deve consumir corrente suficiente para manter os contatos fechados na posição aterrada. Então, com a tela em tensão zero, a corrente da placa cairá para um nível muito baixo - bem abaixo da classificação de dissipação da placa do tubo. Agora você deve ter a chance de puxar o interruptor principal, resolver o problema e voltar ao ar.
Mas suponha que você esteja modulando quando o circuito de tela abre e a corrente da placa cai ao mínimo. Isso resulta em nenhuma carga para o modulador, o que, claro, não é bom, exceto que o arco voltaico no transformador de modulação irá alertá-lo sobre o fato de que algo aconteceu. A essa altura, já aconteceu! Como os transformadores de modulação estão na mesma faixa de preço de um par de 4-400As, eles também devem ser protegidos. Engenheiros de relés não gostam desse circuito de qualquer maneira. Muita dependência é colocada na inércia da armadura do relé quando a bobina é energizada.
*% Potter & Brumfield, Princeton, Indiana.
Deve ser destacado que quando o contato móvel sai de sua posição normalmente fechada, não há corrente através da bobina. O contato móvel tenderá a retornar à sua posição normalmente fechada e repetir o ciclo. Então você tem apenas uma proteção muito marginal, se houver alguma - embora você provavelmente tenha um buzzer muito bom.
A seguir, descrevemos um circuito de proteção que tirará todo o equipamento do ar em milissegundos no caso de sobrecarga da tela.
O diagrama de circuito, Fig. 2, inclui um relé de circuito de placa, K1, e um resistor de derivação variável, R1, no cabo de alimentação da tela. Quando os contatos de K₁ fecham, o relé de travamento K2 é energizado e abre a linha de alimentação da placa principal diretamente ou por meio de um relé de controle mestre. O mecanismo de travamento manterá o relé e a linha de alimentação abertos até que um pulso para a bobina de reinicialização via S1 retorne o circuito ao normal. A tensão da bobina para K2 pode vir de um transformador de filamento ou qualquer circuito de energia que funcione continuamente.
O relé especificado para K₁ é ajustado na fábrica para puxar em aproximadamente 9 ma. O shunt, R1, é usado para variar este ponto de puxar para um
(Continua na página 150)
TENSÃO DA TELA
Fig. 1-Um circuito de proteção de grade que na verdade fornece muito pouca proteção. O resistor de derivação R1 é ajustado para que K1 dispare se a corrente da grade se tornar excessiva. Se tudo correr bem, a tensão da grade será aterrada através de R2, que consome corrente suficiente para manter K1 acionado. Infelizmente, não há corrente através de K1 enquanto seu braço está se movendo de uma posição para a outra. Se o braço saltar para trás antes de fazer contato, tudo o que você tem é um zumbidor! R3 é um sangrador (cerca de 10.000 ohms) colocado no soquete do tubo. Ele fornece um retorno de aterramento para a grade e evita que alta tensão se desenvolva ali quando K1 abre o cabo de alimentação.
O circuito recomendado. A corrente de grade excessiva aciona K1, energizando a seção de retenção de K2 que remove a tensão da grade e da placa do transmissor. K2 permanecerá transferido até que S1 seja fechado momentaneamente e um pulso de corrente através da bobina de reinicialização retorne os contatos à sua posição original. A grade é retornada ao terra através do sangrador da fonte de alimentação, mas um sangrador separado, como R3 na Fig. 1, pode ser adicionado para seguro.
Relé de circuito de placa K1-S.p.d.t. (Potter & Brumfield LB-5 com bobina de 2500 ohms).
Relé de travamento K2 (séries Potter & Brumfield KB17AG e DG; disponível com bobinas para várias tensões de controle, CA e CC).
Controle de sensibilidade R1 para K1 (ver texto).
Interruptor de reinicialização por botão de pressão S1-S.p.s.t., normalmente aberto.