Transmissor QRP CW "T-85"
QRP-AM - 40 metros - 7~10 Watts
QRP-AM - 40 metros - 7~10 Watts
O "Fusquinha" dos QRP´s
Autor: Marco A. Gambagorte - PY2CWW
Atenção: Somente pessoas com conhecimentos de eletrônica e válvulas devem montar
este projeto. Envolve alta tensão (voltagem) perigosa que pode ser fatal.
O INÍCIO
Tinha acabado de me mudar para a capital mineira, a bela cidade de Belo Horizonte. Estava morando em um apartamento de três quartos no bairro Ouro Preto, perto da lagoa da Pampulha.
A divisão do apartamento ficou boa: sobrou um quarto para o
shack de rádio e laboratório de eletrônica.
Do shack eu tinha uma bela vista (leste) para a Serra do Currau e o
campus UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O local era incrível. O nascer do sol na serra era uma visão que me
lembrava os acampamentos que faço constantemente, enfim, uma vista privilegiada.
O "shack" foi constituído de uma mesa (bancada), multímetro, ferro de
solda, ferramentas, gaveteiro com componentes, revistas Eletrônica Popular (não pode faltar), receptor Kenwood R-5000 e um Wattimetro/SWR Heathkit.
Legal, mas agora só falta um transmissor para poder me comunicar com
meus amigos de rádio.
Qual é o projeto mais adequado? Iniciei a pesquisa de circuitos QRP´s e
decidi experimentar um circuito que foi me passado pelo Prof. Amer, PY2DJW.
Era um esquema com a famosa ECL85 ou 6GV8. Uma válvula dupla
formada por um triodo e um pentodo de potência. A proposta era utilizar a seção
triodo como oscilador a cristal e a seção pentodo como amplificador de RF. Este esquema entrega na antena entre 6 a 9 Watts de RF-Out dependendo da voltagem de placa.
Depois de decidido o projeto e ficar até tarde da noite separando os componentes que possuia em mãos, não via a hora de chegar o dia seguinte para aquisição do resto do material.
A primeira coisa a fazer era a construção do chassi e lá vou eu para o centro de BH procurar uma loja especializada em chapas de aluminio. Tudo estava correndo bem, pedaços de folhas de alumínio, parafusos, chaves, fios, tomadas, etc.
Mão à obra! Risca, corta, dobra, parafusa, fura, encaixa, e... pronto! O chassi já esta montado e chegou o momento de encaixar o transformador, soquete de 9 pinos, capacitor eletrolítico, bobina, capacitor variável, chaves, conectores, etc.
Agora uma das minas partes favoritas: soldar os componetes e fazer as ligações. Dobrar as "perninhas" dos resistor e capacitores para ficarem em 90 graus. Os fios retinhos interligando a ponte de terminais até o soquete da válvula e outras ligações.
Tudo montado com prazer e depois de dois dias nasceu o "QRP T-85". ( Fig. 01 ) Legal, ficou uma montagem bacana, compacta e com uma aparência bonita.
Que prazer quando fazemos com vontade!
Como ficou na primeira versão em 2002
Fig. 01
OS TESTES E AJUSTES
OSCILADOR ( TRIODO )
1 ) Desligue o fio do +B 250 V que alimenta a placa e a screen da seção pentodo da ECL85 (pinos 6 e 7), deixando apenas alimentado com o +B o triodo (pino 1). Veja no desenho do circuito ( Fig. 02 ) para se orientar.
2 ) Prepare uma lâmpada de 25W x 110V na saída do conector de antena do QRP ou um wattmetro.
3 ) Encaixe um cristal para a banda dos 40mts no seu devido soquete.
4 ) Ligue a chave para alimentar o filamento da válvula e espere uns 60 segundos antes de ligar a chave "TRANSMITE".
5 ) Com um receptor sintonizado na frequência do cristal, acione o manipulador e confirme se o oscilador está funcionando. Irá gerar uma portadora no receptor.
SAÍDA DE POTÊNCIA ( PENTODO )
6 ) Desligue a chave geral, e retire da força o cabo de alimentação, e certifique que o capacitor eletrolítico esteja descarregado ( Use uma chave de fenda para curto-circuitar o chassi com os terminais do capacitor )
Todo este cuidado para não tomar um choque e a brincadeira se deslocar parar o hospital ou em uma conversa com São Pedro!
7 ) Ligue novamente o +B nos pino 6 e 7.
8 ) Ligue novamente a chave geral e após uns 60 segundos acione o manipulador. Gire rapidamente o capacitor variável procurando o máximo brilho da lâmpada de 25 W x 110 V. Neste momento o sinal no receptor deve estar bem forte, indicando que o tanque de saída esta sintonizado. Se tiver um wattimetro, veja se esta indicando uma potência de mais ou menos 6W.
Se tudo correu bem já pode ligar a antena no seu T-85 se divertir. O seu "fusquinha-QRP" vai te levar pra bem longe e se pifar alguma coisa é fácil consertar.