"SINTONIA"
É uma seção que abrange o passado e o presente
de assuntos de rádio pelo mundo.
É uma seção que abrange o passado e o presente
de assuntos de rádio pelo mundo.
RST Sintonia em: 30-03-2025
Matéria da WORLDRADIO, August 1988
A matéria abaixo foi extraída da página 43. A tradução é auxiliada por ferramentas on-line.
A Quarter Century Wireless Association ostenta agora165 capítulos. A maioria está nos Estados Unidos, cinco estão em outros países. Os capítulos possibilitam que os membros da QCWA em uma área geográfica específica desfrutem de companheirismo, compartilhem conhecimento e experiências e participem da promoção e preservação do rádio amador.
Na Worldradio do mês passado, o editor Armond Noble, N6WR, expressou o desejo de que um capítulo da QCWA pudesse ser formado na área de Sacramento, Califórnia. É fácil, veja como: Um capítulo da QCWA pode ser formado quando pelo menos 10 membros da QCWA que vivem na mesma área geográfica peticionam para fundar um capítulo local. Cada peticionário e todos os membros do capítulo devem ser membros em situação regular na associação nacional. Antes de enviar uma petição, o grupo deve eleger um presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. (Os cargos de secretário e tesoureiro podem ser combinados.) A constituição e os estatutos de cada capítulo devem ser consistentes com os princípios da associação nacional. Cada capítulo deve ter no mínimo duas reuniões por ano, uma das quais seria uma Reunião Anual. Reuniões educacionais, empresariais ou sociais adicionais são incentivadas. Os estatutos do capítulo são concedidos pelo Conselho de Administração da QCWA. Os formulários de “Petição para Estatuto” podem ser obtidos escrevendo para a Sede da QCWA, 1409 Cooper Dr., Irving, TX 75061.
A QCWA tem o orgulho de anunciar que dois de seus diretores foram homenageados no Banquete HamVention de Dayton. O Prêmio de Conquista Especial da HamVention foi concedido a Fred Hammond, VE3HC, por suas contribuições e esforços em servir como “Hambassador” de boa vontade do Canadá, especialmente na China, Austrália e Jamaica. Outro dos principais esforços de Hammond é o estabelecimento de um museu de rádio antigo em sua cidade natal, Guelph, Ontário. Muitos itens datam do início do século milagre do rádio e o museu é de renome mundial.
O Prêmio de Excelência Técnica foi para Lew McCoy, W1ICP. Além de seus 31 anos na equipe da ARRL, McCoy atuou em muitas funções técnicas e é reconhecido como uma autoridade notável na TVI. Ele aperfeiçoou e desenvolveu o primeiro indicador simples de onda estacionária, o "Monimatch".
Além de sua escrita técnica, McCoy foi por muitos anos - Editor Nov-ice para QST, contribuindo com artigos voltados para o radioamador novato. Agora aposentado, McCoy atualmente escreve para a CQ Magazine. Ele é um dos poucos radioamadores que participou de todas as Dayton HamVention até hoje.
A cada ano, o Dayton-Cincinnati Chap-ter 9 organiza um banquete QCWA na sexta-feira à noite do Ham Vention, para o qual sempre há uma excelente participação e programa. O evento de 1988 não foi exceção. A palestrante convidada no Banquete QCWA foi Carole Perry, WB2MGP, que no ano passado recebeu o Prêmio Presunto do Ano do Dayton HamVention.
Professor de ciências por muitos anos em área de Staten Island, Nova York. Perry também leciona cursos de Rádio Amador desde 1982. Essa atividade se tornou tão popular que ela preparou e comercializou um currículo para ser usado por professores profissionais ou voluntários de Rádio Amador, permitindo que os novatos passem nos exames da FCC. Perry é especialmente talentoso em motivar jovens e demonstrou esse talento alguns anos atrás ao fazer com que adolescentes participassem de cursos de verão em preparação para contatos de rádio com o Dr. Tony England a bordo do ônibus espacial Challenger.
Onie Woodward, gerente de atividades da WIZEN-QCWA — relata que os registros dos participantes nas festas QSO da QCWA foram contabilizados e verificados. A festa CW foi realizada no início de fevereiro. Os cinco principais vencedores nos Estados Unidos em ordem de colocação são: Gerard Bouvier, K1IU, que recebe uma placa; Bill Branche, K9CLO; John Zwaska, W4WKQ; Walter Read, W6ASH; e Arthur DeVinney, W2RRY. Os maiores pontuadores fora dos Estados Unidos são VE3KK para a América do Norte e DL6NB para a Europa. Os registros CW totalizaram 143 com membros de 59 capítulos diferentes participando. Na parte do telefone realizada em março, 130 participantes entraram com registros com 67 capítulos diferentes sendo representados. Os cinco principais vencedores na festa do telefone são W4WKQ plate; K9CLO; Guy • Blencoe, W4HVU; Ralph Cabanillas, W6IL; e Jim Wilcox, K4JAP.
América do Norte — Dave Benton, VP2MDB, e Europa — Hans Werner Lie¬ big, DL6NB. Membros do Capítulo 109 da QCWA em Baton Rouge, Louisiana, serviram como tabuladores para os eventos de 1988. • O estande da QCWA no Dayton HamVention provou novamente a importância de poder cumprimentar os milhares que comparecem ao maior de todos os eventos de radioamadorismo. Muitos são membros da QCWA; muitos outros são elegíveis, mas ainda não se juntaram às fileiras da QCWA. Milhares de outros que ainda não atingiram a marca de 25 anos ou mais desde a obtenção de sua primeira licença precisam saber da existência e dos requisitos da organização. Entre aqueles que passaram muitas horas cuidando do estande estava o presidente da QCWA, Leland Smith, W5KL. Smith relata que a operação do estande estabeleceu um novo recorde ao alistar 73 novos membros. Muitos tinham alcançado a elegibilidade recentemente e conseguiram estabelecer isso devido à presença de uma edição de outono de um Callbook de 1963 no estande. As anuidades foram aceitas de vários membros que atingiram o tempo de renovação e de alguns desistentes inadimplentes que se reintegraram. Além disso, o estoque de patches e bonés QCWA do estande esgotou completamente.